Imagem aérea do campus da Unicamp em Campinas
Reprodução/EPTV
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece 3.368 vagas para ingresso nos cursos de graduação em 2026.
Dessas, 2.520 são destinadas ao vestibular tradicional, mas os interessados em estudar da instituição também podem recorrer a outras quatro modalidades.
A seguir, o g1 detalha quais são e quantas vagas são oferecidas por cada uma (clique para saber mais):
341 vagas: Enem-Unicamp
327 vagas: Provão Paulista
59 vagas: Vestibular Indígena
121 vagas: Olimpíadas de Conhecimento
Enem-Unicamp
Para se inscrever na modalidade Enem-Unicamp, o candidato precisa ter estudado integramente em escolas da rede pública no ensino médio.
A seleção não tem relação com o Sisu. As vagas dessa modalidade utilizam as notas do Enem, considerando a prova mais recente, e seguem um edital próprio que ainda será publicado.
Os candidatos podem se inscrever simultaneamente no Enem-Unicamp e no Vestibular Tradicional, mas o cadastro deve ser feito separadamente, no site da Comvest, na página de cada modalidade.
Para participar deste processo, os interessados podem escolher até duas opções de curso. Acesse a página de inscrição da modalidade Enem-Unicamp clicando AQUI.
Provão Paulista
O Provão Paulista é uma avaliação do Governo do Estado que oferece vagas aos estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas. Essa forma de ingresso é voltada àqueles que desejam concorrer a vagas nas principais universidades públicas paulistas, como é o caso da Unicamp.
Para essa modalidade, as inscrições não são feitas no site da Comvest, mas, sim, no portal do próprio Provão Paulista. A elaboração e aplicação do exame é feita pela Vunesp, com aplicação presencial das provas nas escolas, em data única.
Além disso, é possível se inscrever nesta modalidade e no Vestibular Tradicional simultaneamente. A próxima prova está prevista para janeiro. Acesse a página de inscrição do Provão Paulista clicando AQUI.
Vestibular Indígena
O Vestibular Indígena é um processo seletivo destinado exclusivamente para os candidatos pertencentes a etnias indígenas do território brasileiro. As inscrições são gratuitas e realizadas pela internet, sendo necessário a comprovação da origem indígena por meio da documentação especificada no edital da edição.
A seleção é unificada entre a Unicamp e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), permitindo que os candidatos concorram a cursos em ambas as instituições com uma única inscrição. Cada candidato pode indicar até dois cursos, sendo um em cada universidade. Os editais do ano detalham as regras e a distribuição de vagas por curso.
Os aprovados no Vestibular Indígena para vagas na Unicamp são matriculados no Programa Formativo Intercultural para Ingressantes pelo Vestibular Indígena (ProFIIVI), de caráter obrigatório, com disciplinas nas áreas específicas dos cursos escolhidos. Após o cumprimento, os estudantes iniciarão os cursos para os quais foram convocados.
O exame do Vestibular Indígena é aplicado nas cidades de Campinas (SP), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM) e é realizado em língua portuguesa. A prova é composta por 50 questões de múltipla escolha e uma redação, abrangendo as seguintes áreas do conhecimento: linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas.
Acesse a página de informações do Vestibular Indígena no site da Comvest clicando AQUI.
Olimpíadas de Conhecimento
O ingresso pelas Vagas Olímpicas é destinado a estudantes do ensino médio que tiveram destaque em competições de conhecimento. Podem se inscrever alunos de escolas públicas e privadas que tenham sido medalhistas ou obtido ótimo desempenho nas competições listadas no edital da edição.
Os candidatos dessa modalidade podem escolher até dois cursos de 1ª e 2ª opção, considerando que cada um exigirá pontuações específicas de acordo com as competições aceitas. Não é necessário realizar nenhuma prova.
No momento da inscrição, que é online e gratuita, devem ser enviados os documentos comprobatórios da premiação ou participação da olimpíadas correspondente. Será possível anexar até dois documentos, um para cada opção de curso selecionada.
Acesse a página de inscrições das Vagas Olímpicas no site da Comvest clicando AQUI.
Vestibular 2026
Nesta sexta-feira (1º) a Unicamp realizou o lançamento oficial do Vestibular 2026, que receberá inscrições até o dia 1º de setembro. Ao todo são 2.520 vagas em 69 cursos superiores.
A principal novidade está na retirada da prova de habilidades específicas para o curso de arquitetura e urbanismo e a redução de duas questões da segunda fase.
Além disso, a prova será realizada pela manhã, assim como ocorreu no Vestibular 2025. Para conferir todos os detalhes, clique AQUI.
Veja o calendário completo:
Inscrições e pagamento da taxa de inscrição: 1º de agosto a 1º de setembro
Prova de habilidades específicas – música: setembro
1ª fase do vestibular: 26 de outubro
2ª fase do vestibular: 30 de novembro a 1º de dezembro
Provas de habilidades específicas: 3 a 5 de dezembro
Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026
Unicamp 2026: período de incrições para o vestibular começa nesta sexta; veja mudanças
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Unicamp 2026: entenda quais as formas de ingresso na instituição além do vestibular tradicional

Mais recentes
PUBLICIDADE
