Equipamentos serão instalados em pontos estratégicos, para contribuir com a redução de acidentes ao longo dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), determinou a instalação de novos radares
fixos nas rodovias estaduais de São Paulo. As empresas contempladas pelo Edital nº 145/2023 terão até 90 dias para finalizar a instalação dos 649 radares contratados.
Uma parte dos equipamentos já estão em funcionamento, realizando a fiscalização de velocidade nos trechos não-concedidos do estado para garantir mais segurança aos usuários.
Os dispositivos estão sendo instalados em pontos estratégicos dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo DER-SP, mapeados como aqueles com
maiores índices de acidentes, levando em consideração também outros fatores, como tipo de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos, e proximidade de passagem de fauna, entre outros.
“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de
velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
A área de cobertura será ampliada, com novos equipamentos que, além da fiscalização de velocidade, serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do Departamento.
Eles são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador – e não do tipo conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar Doppler).

O radar Fixo-Redutor está sendo instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem. Já o radar Fixo-Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade.
Ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.
“Os novos radares contratados pelo DER simbolizam o compromisso do Governo de São Paulo em priorizar a segurança dos usuários e reforçar a mensagem de que toda
vida importa. Queremos ir além da Segunda Década de Ação para a Segurança Viária, da ONU, que propõe a redução de 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030,
buscando chegar o mais perto possível de zerar esse índice”, afirma o superintendente do DER-SP, Sergio Codelo.
Processo de contratação
A nova gestão do DER-SP revisou todos os contratos e licitações em andamento logo que assumiu, no início de 2023. Após análise, novos estudos de viabilidade foram feitos para a instalação de radares, já que os dispositivos anteriores haviam sido removidos em janeiro de 2021, após o término do contrato com as empresas responsáveis.
Com a assinatura da ordem de serviço, o DER celebra a finalização do processo licitatório aberto em 2023, que contemplou as empresas Splice Indústria, Comércio e
Serviços Ltda; Consórcio Paulista de Fiscalização; Consórcio Conecta SP Rodovias; e Tecdet Tecnologia Detecções Com. Imp. Exp. Ltda. As quatro empresas arremataram,
cada uma, um ou mais lotes dos 14 lotes licitados, divididos entre as 14 Diretorias Regionais do DER-SP, ao valor total de R$ 83,7 milhões.
Região de Barretos
Novos equipamentos estão sendo implantados em pontos estratégicos da rodovia: no km 157, no município de Olímpia, e no km 183,9, em São José do Rio Preto. No
município de Barretos, a previsão é de instalação de três aparelhos entre os quilômetros 87 e 123,1.
No KM 168,8, no município de Guapiaçu, sentido São José do Rio Preto, já existe um radar em operação neste ponto. A velocidade máxima permitida na SP-425 é de 100
km/h para veículos leves e 80 km/h para veículos pesados, em geral.
A fiscalização eletrônica só tem início após a conclusão de todas as etapas técnicas, incluindo a aferição e homologação pelo Inmetro, além da devida sinalização da
rodovia, mas, esta já está adiantada.
Por esse motivo há aparelhos instalados e cobertos com plástico preto, devendo ser acionados após estudos de viabilidade técnica. Na região, há radares instalados nas
proximidades da ponte do rio Pardo, prestes a serem colocados em operação.
No trecho entre Barretos e São José do Rio Preto há um número acentuado, até com velocidade a 60.
A Eixo SP informa que a localização exata dos radares com suas coordenadas geográficas será divulgada no site oficial do DER-SP após a conclusão das etapas
técnicas.
As localizações exatas dos equipamentos com suas respectivas coordenadas geográficas serão divulgadas no site oficial do DER-SP, garantindo a transparência das
ações e a orientação aos motoristas que trafegam pela SP-425.
As placas e os radares são um alerta, pois, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem trafega acima da velocidade.
FOTO Semil
(Com informações da Semil, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo)